"Pensar sistêmicamente é pensar que tudo no universo está relacionado a tudo, nada é separado, isolado. E que tudo nesta vida segue uma ordem natural dentro de uma hierarquia. Quando ocorre quebra hierárquica, vem uma disfunção. Ex: O ser humano é físico, mental, emocional e espiritual. Se prioriza um em detrimento do outro vai haver complicação. Alguém muito mental , é pouco emocional. Alguém muito espiritualizado é pouco prático (não materializa). "

Para ser um Terapeuta Sistêmico é preciso além da técnica, respeitar os direitos e sentimentos dos outros, que é um bom alimento para se cultivar um relacionamento agradável, ter sensibilidade e ser cauteloso e estar em dois lugares ao mesmo tempo. "

Texto escrito e usado em curso de Prática Sistêmica, por Jaqueline Cássia de Oliveira - fev/2000

quinta-feira, 10 de março de 2011

EM GESTAÇÃO....


Sei que passou a primavera, entrou o verão e agora me preparo para o outono...E aqui estou:

Mulher..
Namorada...
Esposa...
Amante...
Amiga...
Companheira...
Psicóloga...
Cidadã..
Irmã...
Filha... e também
MÃE!!
Mas antes de todas estas "roupagens", não menos importantes e também valiosas, sou
HUMANA!!!
Aprendi, e continuo aprendendo dia após dia, a prestar atenção na minha ESSÊNCIA e saber como faço uso da minha APARÊNCIA.
Posso dizer que a cada dia que me permito OLHAR para minha essência, a percebo em processo de transmutação... ou gestação....
Dentro de mim...há vida!
Há a minha vida...e a vida que carrego!
Há a vida que gero.. para gerar mais vida para uma nova vida!!!

Que o verão possa dar lugar ao outono de uma forma calma...serena... silenciosa, para que a vida possa, após o seu período de "dormência" vir a florescer e crescer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário